Resumo do 1º e 2º Capítulo do Livro "Maus"
Resumo do 1º e 2º Capítulos do Livro "Maus"
Crianças em Auschwitz mostrando a tatuagem do seu número de identificação depois da libertação, em 1945 |
1º capitulo- O Sheik:
O primeiro capítulo do "Maus" pode ser considerado uma introdução ao cenário da Segunda Guerra Mundial e visto como uma apresentação dos personagens aos leitores, os mais velhos, de grande maioria sobreviventes do holocausto, como Vladek e Mala.
Foto de soldados dos EUA em fevereiro de 1945 segurando uma bandeira nazista
|
Uma das partes mais chocantes do primeiro capítulo para nós, foi a fala de Vladek (pág. 14) em que ele menciona que "precisa de muitos livros", como forma de falar que para retratar sua história que, de acordo com ele, ninguém iria se interessar, então seria necessário diversas páginas. Na mesma cena, no braço esquerdo de Vladek, se encontra o número de identificação do mesmo nos campos de concentração.
Uma outra personagem importante é Anja, um amor antigo de Vladek que foi correspondido e retratado em toda sua historia.
Impressões:
Neste primeiro capítulo, foi muito interessante conhecer mais sobre os personagens, e logo nessa primeira leitura já foi possível perceber que a HQ é muito interessante. Quando Vladek cita que a história precisaria de muitos livros para ser contada, já choca nós, leitores e nos faz querer cada vez mais conhecer a história mais de perto, além da tristeza em saber o quanto o Nazismo durou e o tanto que os judeus foram judiados e maltratados.
2° capitulo- Lua de Mel:
No segundo capítulo é apresentado o primeiro filho de Vladek, Richieu. Mas Artie não o conhece, já que ele não sobreviveu a guerra. Logo após o parto, Anja entra em uma séria depressão, o que a leva, por ideia de seus médicos, ao sanatório. A caminho do mesmo, é vista a bandeira da suástica nazista, e um progom é relatado por um sujeito que fala que seu primo teve de vender seu negócio e fugir visto que a situação dos judeus alemães vinha se dificultando cada vez mais. A Alemanha começa a demonstrar um rumo para uma nova guerra, e principalmente demonstrando as suas intenções em relação aos judeus, mesmo uma parte da população polonesa achando que Hitler só iria querer parte da Polônia.
Depois de um tempo, Anja se recupera da depressão, mas, logo em sequência, o governo polonês convoca Vladek para a guerra em 1939. Esse seria o início da guerra, que vem a durar 6 anos e com diversos combatentes e um deles na Polônia.
Impressões: Quando Anja entrou em depressão, Vladek a apoiou durante todo o tempo, mostrando que a relação deles como casal era forte. Uma cena que nos incomodou foi o progom que ocorreu na Alemanha e os relatos do que os nazistas faziam com os judeus.
Impressões: Quando Anja entrou em depressão, Vladek a apoiou durante todo o tempo, mostrando que a relação deles como casal era forte. Uma cena que nos incomodou foi o progom que ocorreu na Alemanha e os relatos do que os nazistas faziam com os judeus.
Este é o sanatório Waverly Hills. Foi num lugar assim que Anja ficou com sua depressão pós-parto |
Parada Nazista, 1937. Também é possível observar a bandeira Suástica Nazista |
Alemanha invade a Polônia e tem início a Segunda Guerra Mundial |
Curiosidades:
Supremacistas e nacionalistas carregam tochas em protesto contra negros, imigrantes, gays e judeus em Charlottesville, Virginia |
No dia 12 de agosto, uma manifestação de proporções significativas, ocorreu em Charlottesville (Virgínia), a mesma foi nomeada “unir a direita”. Ela ocorreu com diversos manifestantes saindo de suas casas com tochas (em um estilo KKK antigo dos livros de historia) e gritando frases contra minorias, como os homossexuais. A manifestação ocorreu decorrente de um repúdio em relação à decisão da retirada de uma estátua de um general importante da guerra civil americana, e com essa decisão foi gerado decorrentes vídeos de saudações nazistas no meio dos manifestantes e diversos xingamentos em relação a determinados grupos, devido à manifestação, um grupo de estudante enfrentou os manifestantes, o que gerou um confronto entre os dois grupos de idéias contrárias uma a outra. Um dia após o ocorrido outra manifestação ocorreu. Esta contra a do dia anterior, ocorrendo um fato tanto quanto “terrorista”, em que uma simpatizante de ideias neonazistas jogou seu carro em cima de uma multidão, levando três pessoas ao óbito. Tais relatos nos levam a reflexão de saber o que ocorreu no passado, com um repertório péssimo, ainda sim pode exercer influências nos dias atuais.
-Entre 1933 e 1945, mais de 11 milhões de homens, mulheres e crianças foram assassinados no Holocausto. Aproximadamente seis milhões destes eram judeus.
-Dos cerca de 7 mil nazistas que trabalharam em Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial, apenas 750 foram punidos por seus crimes.
-Entre 1933 e 1945, mais de 11 milhões de homens, mulheres e crianças foram assassinados no Holocausto. Aproximadamente seis milhões destes eram judeus.
-A palavra “Holocausto” é do grego holo “inteiro” + kaustos “queimado”. Nesse contexto refere-se ao genocídio causado pelos nazistas, mas no geral pode se referir ao assassinato em massa de qualquer grupo por qualquer governo.
-Além dos judeus, também foram perseguidos ciganos, homossexuais, deficientes, eslavos... Muitos deles foram utilizados em experiências comandadas por Dr. Josef Mengele.
-Dos cerca de 7 mil nazistas que trabalharam em Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial, apenas 750 foram punidos por seus crimes.
Escrito por: Pedro Assis
Reescrito por: Gustavo Carozo
Imagens por: Sofia Porto
Curiosidades por: Julia Lagos
Corrigido/ Editado por: Lara Veiga e Camila Ávila
Comentários
Postar um comentário