Resumo do 5º e 6º Capítulo do Livro "Maus"
Resumo do 5º e 6º Capítulo do Livro "Maus"
"Bunker", o tipo de esconderijo que Vladek e Anja se escondiam |
5º Capítulo- Buracos de Ratos:
Artie acorda com um telefonema de Mala desesperada, dizendo que seu pai estava no telhado arrumando a calha. Vladek pede para ele ir ajudar, mas seu filho não liga muito e esquece.
Na semana seguinte, Artie fala com seu pai, mas ele não sabe o porquê. Fala com Mala e ela explica que ele tinha lido o quadrinho que Artie havia produzido sobre a morte de sua mãe.
Vladek e o escritor vão ao banco, e nessa caminhada conta que em 1943 teve que se mudar mais uma vez, mas agora, para Strodula. Uma parte da família de Anja foi morar com o Tio Wolfe.
Esquema do bunker onde Vladek ficou |
Câmara de gás, dispositivo para matar seres humanos, neste caso, os judeus |
Vladek e Anja se mudaram para outro esconderijo, mas nesse esconderijo entrou outro judeu, que viu Vladek lá e os dedurou. Dentro da cadeia, Vladek encontrou Jakov, seu parente, que ajudou eles a fugir da prisão. Apenas Anja e Vladek conseguiram escapar. Seus pais, infelizmente não, pois eram muito velhos.
No meio da história, Vladek tem um mal-estar cardíaco. Artie o socorre e ele continua contando a história... Disse que uma vez Haskel fez um bolo e por engano todos passaram mal.
Os judeus começaram a perceber que toda quarta-feira os alemães levavam algumas pessoas para outro lugar, então, Vladek e Anja foram para um “bunker” e se esconderam até todos os alemães irem embora, mas ao sair, perceberam que não tinha nenhum lugar para ir.
No final do capítulo, Vladek entrega a chave para Artie e diz que se algo acontecesse, ele deveria ir para lá e pegar todos os bens.
Impressões: Em meio a todo conflito, Persis, tio de Wolf, ameniza a situação quando leva as crianças para Zawiercie para que ficassem seguras. Porém, Tosha demonstra uma atitude meio egoísta pois quando fica sabendo que vai para Câmara de gás, se mata e mata as crianças junto com ela. Contuto, essa atitude teve um lado pois não os faceira sofrer.
A cena que mais nos incomodou foi onde é relatado que alguns guardas eram judeus que agiam como nazistas diante de outros judeus.
No começo do capítulo, se percebe que Vladek dificilmente iria mudar, ele sempre iria reter o máximo de dinheiro e coisas possível, como uma forma de prevenção, isso pode ser justificado com o que ele ja passou e quando ele precisou não tinha o suficiente.
Impressões: Em meio a todo conflito, Persis, tio de Wolf, ameniza a situação quando leva as crianças para Zawiercie para que ficassem seguras. Porém, Tosha demonstra uma atitude meio egoísta pois quando fica sabendo que vai para Câmara de gás, se mata e mata as crianças junto com ela. Contuto, essa atitude teve um lado pois não os faceira sofrer.
A cena que mais nos incomodou foi onde é relatado que alguns guardas eram judeus que agiam como nazistas diante de outros judeus.
6º Capítulo- A Ratoeira:
Adolf Hitler cercado por membros do Partido Nazista |
Com o país inteiro com medo de abrigar os judeus em suas casas, visto que se o fizessem, o prejuízo de tal ação recairia sobre eles, sobraram poucas pessoas que se arriscariam para se ajudar, mas ainda existiam exceções. Os judeus são reconhecidos por sua tradição em ajudar um ao outro, com isso, um judeu disfarçado de polonês indicou a Vladek que o mercado negro se encontrava em uma rua próxima, e lá, Vladek conseguiu comprar coisas que ele só via em seus sonhos, como chocolate.
De casa em casa, Vladek e Anja sobreviveram durante um bom período de tempo sempre se escondendo do perigo que poderia bater na porta a qualquer momento, e sempre pagando pelo bom gesto das pessoas. Como Vladek disse, ninguém arriscaria a vida por nada.
Como tentativa de sair do país e ir para a Hungria, Anja e Vladek pagaram passadores, e com a certeza que seria seguro, uma amigo iria na frente e mandaria uma carta se tudo ocorresse bem no percurso até chegarem ao ponto final. Porém, a situação de Vladek era boa, se comparada a de seu primo Miloch, que vivia em um buraco com a família, mulher e filho. Em uma área de uma lata de lixo pequena separada do lixo, este que quando em decomposição aquecia Miloch e sua família.
A carta chegou, tudo estava bem, porem esse não seria o destino de Vladek que foi traido quando os passadores falaram de seu paradeiro para a Gestapo, com isso Vladek foi enviado para a prisão. Depois de um tempo eles são enviados para Aushwitz, as historia eram conhecidas, o gas os fornos, para eles de la eles nunca sairiam vivos. Os diários de Anja, que Artie tanto queria, foram queimados por Vladek quando ela morreu, para ele eram memórias demais, para Artie queimar aqueles diários tornou seu pai um assassino, mesmo que de memórias.
Campo de Concentração de Aushwitz |
Impressões: A essa altura, eram poucas as pessoas que estavam dispostas a ajudar os outros. Priorizavam se manter seguros, porém, Anja e Vladek acabaram conseguindo um esconderijo na Granja de uma moça por algum tempo. Outra cena interessante é quando Vladek
Curiosidades:
- O exército da SS foi criado em 1925 para ser a guarda pessoal de Adolf Hitler, depois se tornou uma das maiores organizações nazistas.
-O total de mortos em Auschwitz é de 1,1 milhão de pessoas.
-Crianças foram particularmente alvo dos nazistas para serem assassinadas durante o Holocausto. Elas representaram uma ameaça única porque se vivessem, cresceriam para ser pais de uma nova geração de judeus. Muitas crianças morreram sufocadas nos carros de gado lotados no caminho para os campos. Aquelas que sobreviveram foram imediatamente levadas para as câmaras de gás.
"Marcha da Morte" |
-Prisioneiros, principalmente judeus, chamados de Sonderkommandos foram forçados a enterrar corpos ou queimá-los em fornos. Como os nazistas não queriam testemunhas oculares, a maioria dos Sonderkommandos eram regularmente intoxicados com gás. Menos de 20 dos milhares sobreviveram. Alguns enterraram seu depoimento em frascos antes de suas mortes. Ironicamente, esses prisioneiros dependiam do envio contínuo de judeus para os campos de concentração para se manterem vivos.
-Aproximadamente 100.000 judeus morreram durante a “Marcha da Morte”
Escrito por: Gustavo Cardozo
Reescrito por: Julia Lagos
Imagens por: Sofia Porto
Curiosidades por: Camila Ávila e Lara Veiga
Corrigido/ Editado por: Pedro Assis
Comentários
Postar um comentário