Resumo do 3º e 4º Capítulo do Livro "Maus"
Resumo do 3º e 4º Capítulos do Livro "Maus"
3° capítulo- Prisioneiro de Guerra:
Vladek é convocado para lutar contra os alemães na fronteira, mas o exército polônes é muito ruim e então, perderam a luta muito rápido. Com a derrota, Vladek vai para um campo de concentração, lugar em que as condições são sub-humanas.
Soldados Alemães sendo convocados para Guerra |
Na manhã seguinte Obrach resgata Vladek e ele foge fantasiado de polonês para Sosnowiec e reencontra sua família. Mesmo sendo um momento difícil, Vladek conta que ficava feliz só de estar junto com a família dele.
A imagem acima é um Parashah, que é o nome dado à porção semanal de textos da Torá dentro do judaísmo |
4° capítulo- O Laço Aperta:
Cidade de Lublin antes, durante e depois da Guerra |
Em 1941, os alemães haviam emitido uma nova ordem, em que todos os judeus deveriam desocupar suas propriedades e ir para o local indicado no panfleto. As propriedades vagas seriam ocupadas por não-judeus.
Fazer negócios sem cupons poderia levar a diversos fins. O mais trágicos ocorreu com conhecidos da família de Vladek, que foram enforcados para servir como exemplo para todos que vissem eles na rua durante a semana que ficaram lá.
Com novos comunicados, um deles indicava que todos os judeus com mais de 60 anos deveriam ir para Tchecoslovaquia. O anúncio mostrava uma espécie de clínica, porém, o medo era grande. Mesmo não sabendo de Auschwitz, a família de Vladek construiu um local com uma parede falsa para que pudessem se esconder dos alemães. Portanto, se eles não entregassem os sogros (os mais ricos), os alemães voltariam e pegariam um membro da família até indicarem o local onde os idosos estavam. Quando, infelizmente, os idosos foram entregues, o local final foi outro, o gás...
Imagem ilustrativa de judeus mortos nas câmaras de gás |
Após a indicação de alemães os judeus tiveram que ir ao estádio onde seriam divididos em esquerda e direita. A esquerda era o lado ruim, mas a pessoa que indicava o lado que os judeus iriam era primo de Vladek, e então, a família foi para o lado bom, inclusive Anja.
Impressões: Nesse capítulo, Vladek e sua família passam por alguns conflitos e tiveram que fazer alguns sacrifícios para passar por aquela situação.
Muitas partes desse capítulo são peturbantes, como a cena em que os nazistas tomam os negócios dos judeus, levam 50% das pessoas embora (que nunca mais voltavam)...
Entretanto, gostamos do fato de que Vladek conseguiu ir para o lado bom, dando a ele a vontade de lutar pela vida.
Curiosidades:
- O anti-semitismo (ódio aos judeus) se deu por motivos econômicos (eram vistos como manipuladores das finanças no mundo), mas ganhou mais força por causa de teorias biológicas racistas.
- A famosa "Noite dos cristais" ocorrida no dia 9 de novembro de 1938 é considerada um “pogrom” por ter sido um processo de destruição de patrimônios judaicos, como lojas, casas e sinagogas, e de agressão contra judeus.
-O Holocausto começou antes da Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas chegaram ao poder, começaram a surgir diversas leis que visavam limitar os direitos dos judeus.-Nem todos os aliados de Hitler colaboraram com o Holocausto, países como Portugal e Espanha abrigaram judeus e outras minorias em suas fugas.
-Durante o holocausto, as crianças judias tinham “prioridade” na execução. Os nazistas não queriam que elas crescessem e se tornassem algum tipo de ameaça.
Adolf Hitler, um político alemão e também serviu como líder do Partido Nazista |
Sinagoga destruída após a "Noite dos Cristais" -Dortmund, Alemanha, 1938 |
Escrito por: Sofia Porto
Reescrito por: Julia Lagos
Imagens por: Camila Ávila e Lara Veiga
Curiosidades por: Gustavo Cardozo
Corrigido/ Editado por: Pedro Assis
Comentários
Postar um comentário