Resumo do 3º e 4º Capítulo do Livro "Maus"

Resumo do 3º e 4º Capítulos do Livro "Maus"

3° capítulo- Prisioneiro de Guerra:

Vladek é convocado para lutar contra os alemães na fronteira, mas o exército polônes é muito ruim e então, perderam a luta muito rápido. Com a derrota, Vladek vai para um campo de concentração, lugar em que as condições são sub-humanas.
Soldados Alemães sendo convocados para Guerra
Um dia, o rato observa que os alemães precisam de trabalhadores, e ele vai, pois as condições eram bem melhores. Seu trabalho era ''mover montanhas''. Um certo dia, os nazistas pedem pra os judeus fazerem filas, e são ''liberados'', mas, na verdade estão sendo mandados para um local totalmente diferente para matar todos os judeus, foi quando ocorreu uma parada em Lublin e as autoridades judaicas foram até as tendas e falaram a verdade para o povo, então as autoridades subornaram os alemães para os judeus fugirem.                                  
Na  manhã seguinte Obrach resgata Vladek e ele foge fantasiado de polonês para Sosnowiec e reencontra sua família. Mesmo sendo um momento difícil, Vladek conta que ficava feliz só de estar junto com a família dele.           
                                                                                                  

A imagem acima é um Parashah, que é o nome
 dado à porção semanal de textos da
 Torá dentro do judaísmo

Impressões: Esse capítulo nos da uma introdução sobre  o início da Guerra. Achamos legal o fato do pai de Vladek querer colocá-lo em uma dieta para que não fosse para o exército. Outra parte interessante foi quando Vladek sonhou com o "Parashah Truma", em que reencontra sua família que efetivamente acontece e se torna um momento de grande felicidade. Um momento que nos incomodou foi com os relatos do pai de Vladek,  que no encontro ao seu filho, lhe conta as agressões dos nazistas sofridas pelos judeus.

4° capítulo- O Laço Aperta:

Cidade de Lublin antes, durante e
depois da Guerra
Ao voltar para sua casa, Vladek ainda encontra muito luxo, visto que os alemães não destruiram tudo de uma vez, mas como a família de Anja era rica era difícil imaginar como ficariam sem aquele luxo, e os tempos ficavam cada vez mais difíceis... As inspeções eram sempre inesperadas e Vladek, junto a sua família, conseguiu um documento de trabalho para não ser pego pela SS. As mortes e apreensões nas ruas começaram a ser mais normais do que antes. Os judeus eram mortos no meio do dia sem ou com documentos. 
Em 1941, os alemães haviam emitido uma nova ordem, em que todos os judeus deveriam desocupar suas propriedades e ir para o local indicado no panfleto. As propriedades vagas seriam ocupadas por não-judeus.
Fazer negócios sem cupons poderia levar a diversos fins. O mais trágicos ocorreu com conhecidos da família de Vladek, que foram enforcados para servir como exemplo para todos que vissem eles na rua durante a semana que ficaram lá.
Com novos comunicados, um deles indicava que todos os judeus com mais de 60 anos deveriam ir para Tchecoslovaquia. O anúncio mostrava uma espécie de clínica, porém, o medo era grande. Mesmo não sabendo de Auschwitz, a família de Vladek construiu um local com uma parede falsa para que pudessem se esconder dos alemães. Portanto, se eles não entregassem os sogros (os mais ricos), os alemães voltariam e pegariam um membro da família até indicarem o local onde os idosos estavam. Quando, infelizmente, os idosos foram entregues, o local final foi outro, o gás... 
Imagem ilustrativa de judeus mortos
nas câmaras de gás 
Após a indicação de alemães os judeus tiveram que ir ao estádio onde seriam divididos em esquerda e direita. A esquerda era o lado ruim, mas a pessoa que indicava o lado que os judeus iriam era primo de Vladek, e então, a família foi para o lado bom, inclusive Anja.

Impressões: Nesse capítulo, Vladek e sua família passam por alguns conflitos e tiveram que fazer alguns sacrifícios para passar por aquela situação.
Muitas partes desse capítulo são peturbantes, como a cena em que os nazistas tomam os negócios dos judeus, levam 50% das pessoas embora (que nunca mais voltavam)...
 Entretanto, gostamos do fato de que Vladek conseguiu ir para o lado bom, dando a ele a vontade de lutar pela vida.

Curiosidades:
- O anti-semitismo (ódio aos judeus) se deu por motivos econômicos (eram vistos como manipuladores das finanças no mundo), mas ganhou mais força por causa de teorias biológicas racistas.
- A famosa "Noite dos cristais" ocorrida no dia 9 de novembro de 1938 é considerada um “pogrom” por ter sido um processo de destruição de patrimônios judaicos, como lojas, casas e sinagogas, e de agressão contra judeus. 
-O Holocausto começou antes da Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas chegaram ao poder, começaram a surgir diversas leis que visavam limitar os direitos dos judeus.
-Nem todos os aliados de Hitler colaboraram com o Holocausto, países como Portugal e Espanha abrigaram judeus e outras minorias em suas fugas.
-Durante o holocausto, as crianças judias tinham “prioridade” na execução. Os nazistas não queriam que elas crescessem e se tornassem algum tipo de ameaça.

Adolf Hitler, um político alemão e
também serviu como líder do Partido Nazista

Sinagoga destruída após a "Noite dos Cristais"
-Dortmund, Alemanha, 1938
                                                                          

Escrito por: Sofia Porto
Reescrito por: Julia Lagos
Imagens por: Camila Ávila e Lara Veiga
Curiosidades por: Gustavo Cardozo
Corrigido/ Editado por: Pedro Assis







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo do 1º e 2º Capítulo do Livro "Maus"

Resumo do 5º e 6º Capítulo do Livro "Maus"